Relatos dos Extensionistas
Thamires da Costa Silva
Extensionista em 2018
A experiência foi incrível! Foi uma das poucas vezes que vi a FAU UFRJ ultrapassando os limites da Ilha do Fundão. Além disso, graças a essa troca entre universidade e escolas públicas, baseada nos conceitos de Educação Patrimonial que em mim foi despertado o interesse sobre o campo da preservação, conservação e patrimônio. Hoje, eu sou funcionária pública do Instituto do Patrimônio Histórico Artistico e Nacional (IPHAN) e muito devo a esse projeto de extensão, que foi um divisor de águas na minha vida e me mostrou qual área da Arquitetura e Urbanismo eu deveria seguir.
Juliana Silva
Extensionista em 2019
Foi uma experiência extremamente enriquecedora, poder compartilhar e trocar conhecimento a cada reunião. Certamente foi um divisor de águas, hoje vejo como é importante que a educação patrimonial seja ainda mais debatida e disseminada para que possamos olhar e cuidar ainda mais da cidade, que é nosso patrimônio.
Carolina Góes
Extensionista em 2018
Fiquei feliz de poder compartilhar meus aprendizados da faculdade com os alunos das escolas e de contribuir para o desenvolvimento deles. Além disso foi uma troca valiosa para ambos os lados, que agregou também ao meu crescimento pessoal.
Yrvin Gomes
Extensionista em 2019
Participar da extensão me auxiliou a
desenvolver conhecimento extracurricular, que é tão importante para o campo profissional da arquitetura e urbanismo e a compreender melhor o que é a paisagem, o patrimônio cultural, arquitetônico e urbano, termos que antes se perdiam ,para mim, dentro do conjunto da cidade. Além disso poder trabalhar com um grupo diverso de alunos de diferentes períodos, múltiplos professores e principalmente o contato com os estudantes das escolas possibilitou grandes troca de conhecimento e me despertou novos questionamentos acerca do que gostaria para o meu futuro profissional e particular.
Beatriz Costa
Extensionista em 2018
O projeto foi muito além de adquirir conhecimentos para mim. Foi incrível poder passar isto adiante e assim impactar o modo como os alunos enxergam a cidade e seus componentes.
Victória Sarmento
Extensionista em 2017
Foi uma experiência extremamente enriquecedora, pois pude levar um pouco do que aprendi na faculdade para as crianças, mesmo que de maneira mais lúdica. Senti que de alguma forma estava contribuindo para o crescimento daquelas crianças e até mesmo da sociedade em que estou inserida.
Natália Pereira
Exte. de 2017 a 2019
Foi incrível poder participar desde o início. O contato com os estudantes de ensino fundamental e médio me trouxeram experiências diferentes e preciosas cada uma delas. Conseguir transmitir um pouco do olhar sobre a arquitetura e também colher um pouco dos olhares deles, foi um dos aprendizados que eu tive, dentre outros no âmbito pessoal e também no profissional. Participei com muito carinho da extensão e tenho muito orgulho de ter feito parte e contribuído com seu desenvolvimento de alguma forma.
Mariana Caetano
Extensionista em 2018
Nos preparamos desde o início, com os encontros, debates e textos. A cada dia a gente aprendia mais e ficávamos mais preparados pra lidar com os estudantes e fazer com que eles se interessassem pelo tópico, pela rua, pela cidade. A proposta da extensão é extremamente importante, ligando o espaço acadêmico da universidade com o escolar, levando outras perspectivas e reflexões pra crianças/adolescentes. Eu acredito que a experiência seja transformadora pra ambos os lados, sei que pra mim foi.
Fernanda Bento
Extensionista em 2018
Experiência muito enriquecedora, como profissional e ser humano.
Vivian Amorim
Extensionista em 2019
A extensão foi uma experiência extremamente enriquecedora para mim. Sempre tive interesse na área de patrimônio e hoje, possivelmente graças a esse projeto, estagio nessa área. Além disso, me trouxe uma percepção mais sensível sobre o que é vivenciar a cidade, e percebê-la através do olhar de uma criança não tem preço.